Paradoxos

“O apego é o oposto do amor. 
O apego diz: ‘Eu quero que você me faça feliz.
O amor diz: ‘Eu quero que você seja feliz.”
Jetsunma Tenzin Palmo

Tá bom monja! Ok! Mas e aí?

Vou estar com meu (abre aspas) amor (fecha aspas) e quero que ele seja feliz, logo vou fazer de tudo para que ele se sinta feliz, mesmo que isso envolva renúncia, (vai que ele conhece alguém pelo meio do caminho), mesmo que isso envolva sofrimento, (a tal sofrência, sabe?), mesmo que o que faz ele feliz é estar comigo e com outras, (tipo os sheiks?), o apego diz “ eu quero que você me faça feliz” o amor diz “eu quero que você seja feliz”…

Concordo, mas como aplica isso? Eu tenho que ser monja? Tenho que atingir um certo nível de evolução espiritual? Como que separa? Tipo, igual separa uma briga? Eu tive a impressão, por muito tempo, que o ideal seria encontrar a alma gêmea, saber instantaneamente que era aquela pessoa. E que depois casaríamos, seríamos felizes, teríamos uma penca de filhos e despistaríamos as adversidades da vida com o nosso super poder de alma gêmea. Mas não é bem assim que acontece. A gente precisa saber se completar antes de entrar de cabeça no primeiro relacionamento que é possível só porque ele parece promissor.

A conclusão que cheguei nessa vida é que existem dois tipos de pessoas: aquelas que acreditam que as coisas podem dar certo e andam em uma linha de BOM CARÁTER e aquelas que acham que esse lance de acreditar no amor e no parceiro é coisa de comercial de margarina. Ninguém é confiável.

A arte do desapego e da autoconfiança é ainda mais complicada que a arte de acreditar: você às vezes quer mudar de caminho, mas não percebe que esse movimento deve partir de você. Fica sondando o outro, questionando o outro, esperando do outro, quando, vamos lá, somos nós os senhores do nosso destino. Ninguém pode te fazer feliz se você continuar ancorado no mar. Se deixe navegar.

E óh: coach fulano de autoajuda amorosa fala isso, guru beltrano diz aquilo, buda pica das galáxias diz aquilo outro… Você já parou pra pensar sobre o que VOCÊ pensa?

Orai e Vigiai meus queridos!

Orai e Vigiai!

(MG)

Deixe uma Resposta

